quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A VIDA DE RAIMUNDO FAGNER

BIOGRAFIA
                                      
Raimundo Fagner Cândido Lopes é cantor, compositor, instrumentista, ator, produtor. Cearense de Orós, Fagner nasceu em Fortaleza no dia 13.10.1949, caçula de cinco irmãos, filho de José Fares e Dona Francisca.

Em 1968, durante o IV Festival de Música Popular, Fagner tirou o primeiro lugar com a canção “Mucuripe” (com o parceiro Belchior), recebeu menção honrosa e prêmio de melhor intérprete com “Cavalo Ferro” (parceria com Ricardo Bezerra) e sexto lugar com a música “Manera Fru Fru, Manera” (também com Ricardo Bezerra). A partir de então, Fagner consegue despertar a atenção da imprensa do sudeste, sendo suas canções intensamente executadas nos bares da capital do país. No ano seguinte, Mucuripe é gravada por Elis Regina e estoura nas paradas de sucesso do país.


Começa a carreira nacional deste nordestino bastante imprevisível. Em meados da década de 1970 fez um sucesso estrondoso. Sua forma peculiar de cantar o destacava dentro do cenário musical e emplacou, nas paradas de sucesso, várias canções. Entre elas, “ Canteiros”, poema de Cecília Meirelles musicado por Fagner, que o cantor, em não colocou nos créditos o nome da poeta. Este incidente levou a uma briga na justiça, onde a família de Cecília conseguiu retirar de circulação seu primeiro disco “Manera Fru Fru, Manera” (1973). Este fato se repetiu anos depois, no LP "Quem Viver Chorará" (1978) com outro poema de Cecília - Motivo, também musicado por Fagner sem os créditos da poeta e também recolhido do mercado. Os dois discos foram relançados posteriormente sem a inclusão dessas músicas

Pela qualidade de seu trabalho e pelo legado que já deixou para a música popular brasileira, vale a pena reverenciar o talento deste homem de temperamento forte e muitas vezes incompreendido. No ano de 2014 Fagner lançou um disco de inéditas (chamado, Pássaros Urbanos) em homenagem aos seus 40 anos de carreira e um DVD ao vivo com o parceiro Zé Ramalho.

E ESTE BLOG PRESTA
ESTA BELA HOMENAGEM 
A UM DOS MAIORES E MELHORES
CANTORES DO BRASIL !!!!!!!!


Visite A Fundação Raimundo Fagner:
 http://www.frfagner.com.br/